A Basílica de São Pedro e as Indulgências !

Às vezes os nossos atos levam a conseqüências que inicialmente não poderíamos prever. Talvez este seja o caso das 95 teses que Lutero escreveu e que deveriam ser usadas para um debate teológico “interno” como membros da própria Igreja Católica. Mas como sabemos, as coisas não aconteceram assim.

Na verdade como já dissemos no post intitulado “As 95 Teses de Lutero”, as novas ideias propostas por Lutero foram usadas de maneiras diferentes, por diferentes pessoas, para realizar inúmeros interesses pessoais. Mas aqui, neste nosso artigo, eu gostaria de deixar um LINK para uma visita que pode ajudar a entender a motivação deste homem par escrever estas teses. Como sabemos, Lutero discordava da forma como a Igreja Católica, com seu “alto escalão” vinha se comportando. E um dos pontos desta discórdia estava diretamente ligado a venda de Indulgências.

“Pagar para ser perdoado dos pecados”, e consequentemente, ser salvo, era algo que não era bem visto por Lutero. Principalmente quando ele viu a construção da Basílica de São Pedro, uma enorme “igreja”, que se localiza bem no coração do Vaticano, e que foi construída, em grande parte, com o dinheiro adquirido com a venda das Indulgências !

Para entender o que Lutero sentiu, faça uma visita virtual a Basílica, que sem dúvida, é belíssima !

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow